NewCheats

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
NewCheats

Melhorando a cada instante

Bem Vindo - New Cheats
Vagas para Equipe
Regras importantes

3 participantes

    [TUTORIAL/DELPHI] Movimentaçao e Colisao Simples

    terrypunk
    terrypunk
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 226
    Agradecimentos! : 651
    Data de inscrição : 18/05/2010
    Idade : 34
    Localização : fim do mundo

    [TUTORIAL/DELPHI] Movimentaçao e Colisao Simples Empty [TUTORIAL/DELPHI] Movimentaçao e Colisao Simples

    Mensagem por terrypunk Ter maio 18, 2010 10:14 pm

    Nao tinha nada pra fazer xD, entao resolvir criar um tutorialzinho de como criar movimentaçao e colisao simples no delphi, usando valores de top e left.

    Entao vamos la:

    Primeiro vamos por 2 buttons no form, e deixa-los com 50 de altura e 100 de largura, organize-os no form de forma que eles nao se toquem. Nomei eles pra Carro e Parede, respectivamente.

    Depois disso vamos criar a function ( coloque esse codigo abaixo do Implementation - no começo do codigo do programa- ):


    function bateu: boolean;
    begin
    result:= true;
    if (form1.carro.Left > form1.parede.Left + 100) or
    (form1.carro.Left + 100 < form1.parede.Left) or
    (form1.carro.Top > form1.parede.Top + 50) or
    (form1.carro.Top + 50 < form1.parede.Top) then result:= false;
    end;
    Explicando: Se o LEFT do carro for maior ke o LEFT da parede +100, ele vai constatar que bateu (é o mesmo esquema pro resto ).

    Agora, Vamos adicionar um Panel no Form , deixe a caption em branco e o visible em "false" e coloke uma Label , mude o visible pra false tbm, deixe a label e Panel do tamanho ke kiserem, e mude a caption da label pra 'Voce Bateu', e insira um button nesse panel, com o visible em false tbm --'e o caption 'ok', insira o segunte codigo neste button:


    panel1.hide;
    label1.hide;
    button1.hide;
    carro.left:=10;
    carro.top:=10;
    Agora vamos testar pra ve se isso vai funcionar =P.
    Coloque um Timer, deixe o interval em 50, ae insira o seguinte codigo:

    if getkeystate(vk_left)<0 then carro.Left:=carro.Left-2 ;
    if getkeystate(vk_Right)<0 then carro.Left:=carro.Left+2;
    if getkeystate(vk_up)<0 then carro.top:=carro.top-2;
    if getkeystate(vk_down)<0 then carro.top:=carro.top+2;
    if bateu then
    panel1.show;
    label1.show;
    button1.show;
    No fim devemos ter algo assim :

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Entao, leiam o codigo e tentem entender =D, é algo simples, mas com um pouco mais de programaçao, design, quem sabe voces nao façam um jogo tipo GTA 4 do play 3 ( zuera --' ), mas da pra fazer uns joguinhos legais, tipo aqueles de cobrinha e tals.

    Meta: Programador Fato

    se gostou agradeça :lol!:


    Última edição por |L|ucsdragønØ7 em Qui maio 20, 2010 7:14 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : arrumei o topico ^^)
    →'Lucs~←
    →'Lucs~←
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 229
    Agradecimentos! : 1478
    Data de inscrição : 29/01/2010
    Idade : 28
    Localização : du lado du meu vizinho dãã

    [TUTORIAL/DELPHI] Movimentaçao e Colisao Simples Empty Re: [TUTORIAL/DELPHI] Movimentaçao e Colisao Simples

    Mensagem por →'Lucs~← Qua maio 19, 2010 8:10 pm

    1º quer ser programador neh faça coisas vindas de voce mesmo ou voce pode começar a arrumar os seus topicos nao só simplesmente copiar e cola como voce esta fazendo voce esta ate copiando a parte escrita quote voce nem coloco bbcode dele voce simplesmente copio u q estava em outro topico de algum forum e esse ja eh o 2º topico q eu vejo isso

    e 2º esses negocio q voce colocou no fim dos topicos da sua meta e se gostou agradeça isso tem q ficar na sua assinatura okay
    terrypunk
    terrypunk
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 226
    Agradecimentos! : 651
    Data de inscrição : 18/05/2010
    Idade : 34
    Localização : fim do mundo

    [TUTORIAL/DELPHI] Movimentaçao e Colisao Simples Empty Re: [TUTORIAL/DELPHI] Movimentaçao e Colisao Simples

    Mensagem por terrypunk Qui maio 20, 2010 1:29 am

    UMA AMIGO EU ESTOU TENTANDO AJUDAR UM SITE QUE EU VEJO QUE TEM FUTURO
    EM CRESCE CASO VC NÃO SAIBA SEU VC CONHECE TANTO ASSIM FALANDO QUE ESTOU COPIANDO DE OUTROS FORUM NÃO FAÇO ISSO EU TENTO SÓ TENTO AJUDAR QUEM PRECISA E QUEM QUER APRENDER SOBRE PROGRAMAÇÃO ESSES TOPICOS EU FAÇO ELES E DEIXO SALVO NO MEU COMPUTADOR INFELIZMENTE NÃO TENHO TEMPO DE MELHOR ELES MAS SE VC NÃO GOSTO FAZER OQUE NÃO IREI POSTA MAS NADA PARA AJUDAR SEJA MELHOR DQ EU E POSTE ALGO DE UTIL SOBRE PROGRAMAÇÃO
    →'Lucs~←
    →'Lucs~←
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 229
    Agradecimentos! : 1478
    Data de inscrição : 29/01/2010
    Idade : 28
    Localização : du lado du meu vizinho dãã

    [TUTORIAL/DELPHI] Movimentaçao e Colisao Simples Empty Re: [TUTORIAL/DELPHI] Movimentaçao e Colisao Simples

    Mensagem por →'Lucs~← Qui maio 20, 2010 7:09 pm

    cara serio eh q eu to de membro de honra só pq eu tava tentando entra em outro forum mas tipo ali esta escrito citaçao: isso eh de um bbcode ["quote]["/quote] só coloquei as aspas pra nao utilizar

    eu nao me lembro agora de qual forum q eh mas eu sei q eh de algum forum e cara moderadores tem q ter paciencia ok ja vi q voce ficou com raiva ^^
    terrypunk
    terrypunk
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 226
    Agradecimentos! : 651
    Data de inscrição : 18/05/2010
    Idade : 34
    Localização : fim do mundo

    [TUTORIAL/DELPHI] Movimentaçao e Colisao Simples Empty Re: [TUTORIAL/DELPHI] Movimentaçao e Colisao Simples

    Mensagem por terrypunk Sex maio 21, 2010 7:21 pm

    QUE ISSO QUE NADA BLZ TRANKILO
    'AssKiller~
    'AssKiller~
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 266
    Agradecimentos! : 10842
    Data de inscrição : 24/06/2009

    [TUTORIAL/DELPHI] Movimentaçao e Colisao Simples Empty Re: [TUTORIAL/DELPHI] Movimentaçao e Colisao Simples

    Mensagem por 'AssKiller~ Sex Jun 04, 2010 7:57 pm

    Ok's sem brigas entre os 2! Você é moderador de CS tambem atuando na area de Programador... fassa bom proveito

    Conteúdo patrocinado


    [TUTORIAL/DELPHI] Movimentaçao e Colisao Simples Empty Re: [TUTORIAL/DELPHI] Movimentaçao e Colisao Simples

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 15, 2024 11:35 am